Fonseca, Vitor,2016
Resumo
O texto
fala sobra a importância da educação e formação da criança e afirma: ”A criança
é o pai do adulto”
A criança
é um ser complexo em desenvolvimento, envolvendo simultaneamente componentes em
cointeração. Componentes psicomotores, psicolinguísticos, cognitivos,
socioemocionais. A infância é um período crítico de maturação neurológica e de
transição dos processos de aprendizagem pre-simbolicos para os simbólicos.
O autor
destaca: “ É importante ter a noção de que a criança é uma história dentro de
outra história, uma filogenética da espécie humana, dentro da ontogenética da
própria criança. ”
“No
período da infância, a criança tem concluída em termos neuroevolutivos, a
mielinização das zonas crossomodais e de áreas sensório motoras secundárias e
simultaneamente já estão estruturadas as áreas de integração e de processamento
de informação, que avançam consideravelmente para a diferenciação dos sistemas
de aprendizagem”-Eclles,1989; Ajuriaguerra e Soubrain,1959.
Quais são
as reais necessidades da criança em idade pré-escolar?

Cognitiva
Psicomotora
Psicolinguística
Socioemocional
Precisamos
de um currículo cognitivo que respeite as fases do desenvolvimento da criança.
O currículo cognitivo de proporcionar um conjunto de práticas que permitam
promover os vários componentes e contextos do ato mental, isto é, input-
integração/ elaboração-output.
De
acordo com Piaget, a escolaridade pré-escolar corresponde exclusivamente ao pensamento
pré-operacional, onde a criança demonstra sua intuição e disponibilidade para
estratégias de ensaio e erro. É o momento da descoberta do jogo simbólico e da
linguagem.
Segundo
Gardner, “A criança em idade pré-escolar está em condições ideais para se
introduzir um currículo cognitivo que a ensine a pensar e a aprender a
aprender. ”
Desenvolvimento
Psicomotor:
O
desenvolvimento psicomotor é o processo que encerra a questão das relações
reciprocas entre a motricidade e o psiquismo e a fenomenologia das emoções. O
autor levanta a questão sobra a atenção. A atenção é o domínio postural e a autoconsciência
de sua intenção na manipulação de objetos e situações.
Na
infância encontramos a integração e a convergência simultânea dos processos
integrados a seguir:
- Desenvolvimento tônico-sinergético
-maturação tônico-postural e tônico-emocional.
- Segurança gravitacional-um melhor controle postural em uma equilibração estática mais econômica.
- Reconhecimento posicional pessoal e espacial-demonstrando inequívocadominânciasensorial e motora e também melhor organização intra-hemisferica e inter-hemisférica
- Somatognosia-melhor representação
mental do corpo e do eu, confirmado em um desenho do corpo mais detalhado.
- Planificação e organização práxica-organização
construtiva e elaborativa do gesto intencional, permitindo á criança descobrir
e transformar o mundo exterior.
Desenvolvimento psicolinguístico:
O desenvolvimento psicolinguístico é o enorme
avanço na complexidade no vocabulário da criança, com uma produção articulatória
inteligível e extensão fraseológica, expressando-se com frases cada vez mais completas,
inclusive negativas e interrogativas.
Com um bom acervo linguístico a criança está
pronta para a aprendizagem da leitura, escrita e cálculo.
É preciso levar em consideração que o
potencial linguístico da criança, não depende só dos seus processos de
maturação neurolinguística, mas também do envolvimento familiar e do
envolvimento escolar nesse processo.
Desenvolvimento socioemocional:
A criança é um ser singular (intrapessoal) e
plural (interpessoal). Na idade pré-escolar podemos facilitar o processo de
aprendizagem concretizando a missão da escola através de ações que estimulem a
reciprocidade afetiva constante, uma autoestima equilibrada, uma
autossuficiência crescente e sociabilização com os parceiros e com os adultos. É
importante também proporcionar uma competência lúdica e o respeito às regras e
normas.
A construção da vida mental da criança precisa
levar em conta que para pensar, ela precisa sentir. Essa dicotomia vai fazer
parte de toda a sua vida, pelo que a aprendizagem naquele momento tem a ver com
o papel das emoções na evolução dos processos psíquicos das aprendizagens
simbólicas.
A criança aprende com o cérebro, porém, só
pode aprender quando são respeitadas as propriedades sistêmicas do
funcionamento do cérebro.
Algumas
reflexões práticas para a criança em idade pré-escolar
Todos
esses aspectos citados exigem da parte dos educadores uma boa formação
profissional e as competências de observação dos alunos.
Com a
democratização do ensino, é importante por em pratica uma democracia cognitiva
que permita a todos aprenderem a ler, escrever e a contar de forma que se
adaptam as revoluções tecnológicas do mundo moderno.
Um aspecto
muito relevante também é desenvolver essas aquisições ou competências que são a
transição para aprender com êxito de forma prazerosa, porque a aprendizagem sem
prazer e segurança torna o processo muito complexo para a criança.
Na idade
pré-escolar as diferenças são mais evidentes entre as crianças e é importante reconhecer
e incentivar as inteligências múltiplas, que são: Linguística, Logico-matemática, Visuo-espacial, Musical, Interpessoal,
Intrapessoal, Quinestésico Corporal.
Então,
torna-se necessário acesso a modelos clínicos para a educação pré-escolar.
Também é importante uma educação e orientação aos pais. Há uma construção de
processos simultâneos das crianças e das pessoas à sua volta e da comunidade em
que está inserida.
Nesse
ponto da comunidade, é importante garantir uma estrutura ecológica enriquecida
para que a criança explore esse ambiente e natureza.
A educação
pré-escolar precisa utilizar mais a modalidade sensorial tátil-quinestésica
para a evolução da criança.
As
crianças com dificuldade de aprendizagem merecem ser vistas a partir de uma
visão global, dinâmica e otimista do seu desenvolvimento para se conseguir ajudá-las.
Para ampliar essa visão, os autores Appelton, Clifon e Goldberg,1975 sugerem a
seguinte lista de aptidões:
·
Pré-aptidões
cognitivas

·
Pré-aptidões psicomotoras
·
Pré-aptidões psicolinguísticas
·
Pré-aptidões socioemocionais.
A criança
não é uma tábula rasa sem conhecimentos prévios. Já na barriga da mãe aprendeu
reflexos e se desenvolveu intrauterinamente e ao nascer aprendeu a ler o mundo
a sua volta e com a ajuda mediatizada dos adultos, a criança pode atingir um
nível de inteligência mais elevado (Vygotsky).
O autor finaliza dizendo que o que fazem os
educadores e todos que trabalham coma educação infantil realizam uma obra de
transcendência impressionante. Cabe-lhes criar as condições para que as
crianças tenham direito à cidadania em uma sociedade de informações.
Critica
“Uma criança competente não é necessariamente uma
criança segura e estável. No sentido inverso, uma criança segura e serena não
será necessariamente “um sucesso” em suas performances. Devemos olhá-las para
além das nossas expectativas. [...]. Existe
a criança que nos satisfaz e que nos dá prazer com seus bons resultados e
existe aquela que satisfaz a si mesma encontrando segurança e alegria em suas
realizações.” (Denys-Struyf)
Acredito que esse texto
ilustra muito bem a importância da educação infantil e por isso reproduzo na
íntegra.
‘’Tudo o que realmente vale a pena saber, eu aprendi no jardim de infância. ’’
Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu aprendi no jardim de infância. A sabedoria não se encontrava no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia.
Estas são as coisas que aprendi:
1. Compartilhe tudo;
2. Jogue dentro das regras;
3. Não bata nos outros;
4. Coloque as coisas de volta onde pegou;
5. Arrume sua bagunça;
6. Não pegue as coisas dos outros;
7. Peça desculpas quando machucar alguém; mas peça mesmo !!!
8. Lave as mãos antes de comer e agradeça a Deus antes de deitar;
9. Dê descarga; (esse é importante)
10. Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para você;
11. Respeite o limite dos outros;
12. Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco... desenhe... pinte... cante... dance... brinque... trabalhe um pouco todos os dias;
13. Tire uma soneca a tarde; (isso é muito bom)
14. Quando sair, cuidado com os carros;
15. Dê a mão e fique junto;
16. Repare nas maravilhas da vida;
17. O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem... nós também.
Pegue qualquer um desses itens, coloque-os em termos mais adultos e sofisticados e aplique-os à sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo, ao seu mundo e vai ver como ele é verdadeiro, claro e firme. Pense como o mundo seria melhor se todos nós, no mundo todo, tivéssemos biscoitos e leite todos os dias por volta das três da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca. Ou se todos os governos tivessem como regra básica, devolver as coisas ao lugar em que elas se encontravam e arrumassem a bagunça ao sair. Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos. É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão.
O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem souber ver.
A minha experiencia
profissional incluiu 15 anos de educação infantil e é um tema de estudo que me
encanta e por isso avaliei positivamente o capítulo sete (7) do livro
Dificuldades de Aprendizagem.
Concluo minha resenha com a
seguinte observação: Sabendo que os cuidados com a criança até os 3 primeiros
anos de vida impactam sempre o seu desenvolvimento cerebral. E sabendo que a ‘’Educação transforma o
mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo “ (Freire, Paulo) e
que a vida em família é a primeira escola das emoções” (Goleman, Daniel) afirmo
que esses são os pilares do desenvolvimento infantil expostos de forma muito clara
no texto do autor Vitor da Fonseca. Precisamos divulgar esses pilares para o
maior número possível de educadores e pessoas que se importam com a educação.
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