Brincar é coisa séria
Os jogos como
ferramenta do desenvolvimento Infantil
O uso de jogos
no contexto educacional favorece uma aprendizagem ativa pois unifica e integra
o conhecimento. Segundo Winnicot, pediatra que desenvolveu sua psicanálise com base
nas relações familiares entre a criança e o ambiente, é brincando que se adquire
experiência de vida. A brincadeira é uma prova evidente e constante da
capacidade criadora, que quer dizer vivencia.
O jogo é um recurso que desenvolve os esquemas do
conhecimento como observar, identificar, comparar, classificar analisar e
estabelecer relações. Porém, precisamos contextualizar o jogo e o brincar nas
escolas. Não é somente para transmitir noções de uma disciplina de forma mais
atraente para os alunos. Também não é apenas por seu caráter recreativo. E sim,
o jogo constitui-se como recurso formativo, pois colabora para a aprendizagem
mais ativa e agrega os valores do conteúdo programático de forma eficaz.
Segundo Maria
Montessori, pedagoga e criadora do método educativo que ainda é usado hoje
em escolas públicas e privadas mundo afora, destacou a importância da
liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental
das crianças. Para ela, liberdade e disciplina se equilibrariam, não sendo
possível conquistar uma sem a outra. Adaptou o princípio da autoeducação, que consiste
na interferência mínima dos professores, pois a aprendizagem teria como base o
espaço escolar e o material didático. Montessori também destaca que a
criança é um ser em criação. Cada ato é
para ela uma ocasião de explorar e tomar posse de si mesma ou para melhor
dizer, a cada extensão de si mesma, a ampliação de si mesma. ``A importância
decorre de conquista em conquista, uma vibração incessante``.
As pesquisas em neurologia mostram
que os primeiros sete anos de vida são decisivos
para o desenvolvimento da criança. Nestes anos, as pessoas sofrem diversas
transformações próprias do crescimento, entre elas, as físicas, em que o
nosso corpo sofre diversas alterações e mudamos a dentição para definitiva. A
nível emocional formamos, nesta idade, um sentimento básico em relação ao
mundo, ou seja, aquele sentimento ou característica que nos vai
acompanhar para sempre. Então, a criança vai
desenvolver através dos jogos em grupos
as bases para o seu futuro, as habilidades socioemocionais para a convivência
em grupo assim como concentração, raciocínio, foco, criatividade,
agilidade. A primeira
infância é um período fundamental no desenvolvimento cerebral. Na primeira infância as respostas
são mais rápidas, mais intensas e mais duradouras, em contrapartida àquelas
verificadas na juventude, que são, por sua vez, relativamente mais lentas,
menos intensas e menos duradouras. É uma fase em que o cérebro se desenvolve em
velocidade frenética e tem um enorme poder de absorção, como uma esponja
maleável. As primeiras impressões e experiências na vida preparam o terreno
sobre o qual o conhecimento e as emoções vão se desenvolver mais tarde.
Os jogos são muitas vezes subestimados em sua
importância para o crescimento e desenvolvimento da inteligência da criança, da
intuição e da criatividade. A ciência já confirma os benefícios dos jogos de
regras como por exemplo o jogo de tabuleiro.
Os jogos de tabuleiro são importantes para exercitar a mente, além de lúdicos e divertidos, proporcionam que as crianças estimulem várias habilidades fundamentais para o desenvolvimento da concentração, raciocínio lógico e estimulam a criança a criar estratégias importantes para o desenvolvimento cognitivo e emocional.
A partir dos jogos, a criança é estimulada a usar a imaginação, a concentração, a atenção e o foco atencional e descobre novas coisas a partir de cada jogo. Outro fator importante, é que os jogadores aprendem a competir de forma saudável e criativa.
As regras de cada jogo estimulam a criar o hábito de atenção às regras de modo geral. A partir desta forma lúdica, o aluno se torna mais propenso a cumprir regras que são comuns a todos e a respeitar o direito do outro.
Os jogos de tabuleiro são importantes para exercitar a mente, além de lúdicos e divertidos, proporcionam que as crianças estimulem várias habilidades fundamentais para o desenvolvimento da concentração, raciocínio lógico e estimulam a criança a criar estratégias importantes para o desenvolvimento cognitivo e emocional.
A partir dos jogos, a criança é estimulada a usar a imaginação, a concentração, a atenção e o foco atencional e descobre novas coisas a partir de cada jogo. Outro fator importante, é que os jogadores aprendem a competir de forma saudável e criativa.
As regras de cada jogo estimulam a criar o hábito de atenção às regras de modo geral. A partir desta forma lúdica, o aluno se torna mais propenso a cumprir regras que são comuns a todos e a respeitar o direito do outro.
Além dessas vantagens, o uso do jogo
envolve uma mão dupla entre aluno e
professor. O professor interage e se torna facilitador da aprendizagem deixando
de estar no lugar do detentor do saber.
A equipe de
professores precisa estar segura dessa pratica para que não seja visto como
perda de tempo ou simples recurso didático. O uso dos jogos também é importante
para avaliação em todas as fases do
desenvolvimento cognitivo.
Sheyla Baumworcel
Psicopedagoga com especialização em Neuroaprendizagem
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